Notícia

10/07/2018

São Paulo recebe Campeonato Brasileiro e Festival de Parataekwondo neste domingo

Parataekwondo

Rio de Janeiro – Não será só a Copa do Mundo de futebol que chamará atenção dos paulistanos neste final de semana, isto porque, neste período, a cidade de São Paulo será a capital do Parataekwondo nacional. O Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro irá sediar, simultaneamente, o Campeonato Brasileiro de Parataekwondo e o Festival Brasileiro de Parataekwondo. Os eventos, além de premiar os campões brasileiros, buscam promover a modalidade que irá estrear como Olímpica nos Jogos de Tóquio – 2020. Os eventos são realizados, em parceria, pela Confederação Brasileira de Taekwondo – CBTKD e o Comitê Paralímpico Brasileiro – CPB.



No campeonato brasileiro serão disputadas as categorias Poomsae (formas) e Kyorugi (luta), na manhã de domingo, dia 1º de julho. No sábado serão realizadas as pesagens. Entre os destaques do campeonato nacional estão os atletas mais experientes, Nathan Torquato, categoria K44 até 61 kg e Débora Menezes, categoria K44 acima de 58 kg. Veja aqui a Lista completa de inscritos e a Lista de atletas - Horário de classificação.

Também no domingo, será realizado o 1º Festival brasileiro de parataekwondo. Aberto para os atletas com deficiências que não se enquadram nas Classes do ParaTaekwondo, o Festival será feito com regras adaptadas e pretende alcançar novos praticantes.

Ainda dentro dos eventos, a CBTKD e o CPB estão promovendo um Curso Nacional de classificador de Parataekwondo, reconhecido pela Federação Mundial de Taekwondo - WT. O seminário conta com 20 integrantes, todos com graduação em Educação Física, Psicologia ou Fisioterapia e expertise em Taekwondo, e tem objetivo de criar um grupo de profissionais habilitados para atuar como classificadores nas competições nacionais da modalidade.

Leia também:
Ofício do Campeonato Brasileiro Parataekwondo
Ofício do Festival Brasileiro de Parataekwondo
Documento das Classes P 30, P20, K40 e KP60