A história do Brasil nos Jogos OlÃmpicos do século XX
RIO DE JANEIRO – Segunda-Feira, 13 de Junho de 2005, 19:00h, na sede social do Jockey Clube Brasileiro. A movimentação intensa de veÃculos na lagoa Rodrigo de Freitas já era uma mostra do que seria o evento do lançamento do livro do Comitê OlÃmpico Brasileiro sobre os Jogos OlÃmpicos no século XX. No estacionamento, vários manobreiros simpáticos, solÃcitos e ágeis. Ninguém poderia se atrasar para a grande festa.
Na recepção, lindÃssimas e elegantes recepcionistas, indicando o local do evento. Nas escadas de acesso a presença de celebridades: Nalbert, Robson Caetano, Daniele Hipólito, Elba Ramalho e tantos outros. No salão do evento, à s 19:30h, a festa já estava em ritmo acelerado. Sorrisos estampados na face de atletas, dirigentes, convidados. Todos ansiosos para o grande momento do lançamento. Uma surpreendente exposição digital, numa das paredes do salão, através de quatro projetores, mostrava partes do livro e alguns vÃdeos recentes sobre as olimpÃadas. Às 20:30h, no ápice do evento, sobe à tribuna o Dr. Carlos Nuzmann. A platéia silencia. Num discurso informal e emocionante, relata que os verdadeiros homenageados deste livro sãos os próprios atletas, julgando-os merecedores desta obra. Em seguida, num ato emotivo, entrega o primeiro exemplar do livro ao Dr. João Havelange. Os aplausos ecoam da platéia. Logo após, foi feita a distribuição dos livros com uma concorrente fila para autógrafos.
Sobre o livro em si, uma obra de arte incomparável no mundo esportivo. Enganam-se aqueles que pensam que o livro só traz histórias olÃmpicas. É uma verdadeira aula de história. Para cada ciclo olÃmpico, uma nota dos acontecimentos polÃticos e sociais da época. Desde o lançamento da mini saia, (pág. 198), até a crise do café no Brasil. Tudo isto num clima literário empolgante. São mais de 400 páginas que remetem para uma viagem no tempo, ilustradas com fotografias muito bem selecionadas. A Confederação Brasileira de Taekwondo parabeniza o Dr. Carlos Nuzmann e a todos aqueles que colaboraram para sua realização. Homenagem especial a Dra Christiane Paquelet pela genialidade em que conduziu a coordenação desta inspirada obra.
Nota : Um exemplar do livro se encontra para leitura na sede da CBTKD.

